
22 maio Comunicação digital, uma aliada essencial da prospecção off-line
Para uma pequena ou média empresa, a comunicação digital virou imprescindível. Mas, na prática, o que se vê, muitas vezes, é uma presença on-line inconsistente ou, no mínimo, bastante melhorável.
Ter um site e perfis em diferentes redes sociais não basta, se o site não está otimizado e se não há, por trás, um plano de social media.
Um dos argumentos que se costuma escutar é: “Meus clientes não chegam a mim pela Internet. Conquisto cada um deles pessoalmente. Então, não tenho porque me preocupar pela parte on-line”.
A comunicação digital, no entanto, inclusive para os clientes ou potenciais clientes, cuja prospecção foi feita de maneira off-line, é o cartão de visita mais completo e eficaz.
É a maneira de conseguir mais e melhores clientes.
PRESENÇA ON-LINE, MAS COM UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
A chave está na estratégia de comunicação digital, na qual se definirá o plano de conteúdos, que potenciará os pontos fortes da empresa. Desta maneira, se gerará autoridade de marca, um conceito de marketing que significa posicioná-la (pode ser uma empresa ou uma pessoa, neste caso, uma marca pessoal) como um referente no mercado, um especialista na matéria.
A médio prazo, com o posicionamento web bem trabalhado, a empresa começará a aparecer organicamente nos resultados de pesquisa do Google e, graças à estratégia de conteúdo (entre outras ações que a acompanham), aumentará o brand awareness. Ou seja, melhora a percepção que o público tinha sobre a marca.
Esta impressão positiva é, sem dúvida alguma, decisiva para fechar bons negócios.
Quando as transações acontecem entre empresas de diferentes países, a presença on-line, um dos elementos básicos da comunicação internacional, se faz ainda mais imperativa. Neste sentido, o fator cultural e idiomático deve ser considerado dentro do planejamento de conteúdos.
12 MOTIVOS PARA INVESTIR NA COMUNICAÇÃO DIGITAL
1) 🚀 O site é de onde se parte e onde se chega.
2) 🚀 Se o site é profissional, clean, atraente, intuitivo, carrega rapidamente e é responsivo, ou seja, se visualiza bem em computadores, celulares e tablets, haverá mais possibilidades de que os usuários prestem atenção nos conteúdos.
3) 🚀 Como disse Bill Gates, “o conteúdo é o rei”. Se é original, bem escrito e obedece a uma estratégia de comunicação, os usuários pararão para lê-lo.
4) 🚀 Quanto maior for o tempo de permanência no site, maiores serão as probabilidades de ser premiado pelo algoritmo do Google, se posicionando melhor.
5) 🚀 Quanto mais o site escale nos resultados de pesquisa do Google, mais visibilidade terá.
6) 🚀 Quanto mais visível, maiores são as possibilidades de os usuários clicarem no site.
7) 🚀 Quanto mais visitas tiver, superiores a 30 segundos de permanência (quanto mais tempo, melhor), mais probabilidades o site terá de continuar subindo nos resultados de pesquisa. E mais visibilidade…
8) 🚀 Como acrescentou Jonah Peretti: “o conteúdo é o rei, mas a distribuição é a rainha e ela manda”. Se a pequena e média empresa está presente nas redes sociais onde os seus potenciais clientes estão, e segue uma estratégia para divulgá-lo, gerará maior tráfego para o site.
9) 🚀 Maiores, também, serão as probabilidades de gerar engagement, ou seja, proximidade entre a marca e seu público no mundo digital, o que se traduz em interações.
10) 🚀 Quanto mais interações, maior alcance das publicações da marca nas redes sociais, e, de novo, mais tráfego para o site.
11) 🚀 Quanto mais tráfego, mais possibilidades de gerar leads qualificados. Ou seja, potenciais clientes que se registrem no site e que dão permissão à empresa para interactuar com eles.
12) 🚀 Com os leads, oportunidades podem ser criadas para chegar à conversão.
E para o seu negócio? Que importância você dá à comunicação digital?
No Comments